É fundamental reconhecer que as crianças e adolescentes são cidadãos com direitos específico, que vivem uma fase de desenvolvimento especial que nesta etapa determinará sua vida adulta. 

A partir de diferentes visões, percepções e anseios dos diversos segmentos da sociedade, realçando principalmente a família, escola e comunidade de Santa Maria, onde pretendemos dar início aos Projetos “ BOLA NA REDE UM GOL NA EDUCAÇÃO”, “UMA VISÃO FUTURA NA EDUCAÇÃO” e “VEM PRA CÁ VEM DANÇAR”. Que envolve criança e adolescentes em atividades saudáveis, e proporciona a socialização no intuito de desenvolver valores e resgatar a autoestima. 

Os projetos acima, tem por finalidades estimularem as Famílias das cidades de Santa Maria-DF e entorno, a tirar as pessoas de 6 a 48 anos das ruas e evitar possíveis contatos com o mundo das drogas, alcoolismo, criminalidade e violência, e como atividade de formação social, incentivando para que os mesmos continuem na escola e mantenham-se afastados das drogas. 

A Comunidade na qual os projetos estão inseridos tem uma grande necessidade de atividades que formulem o bem-estar físico e social, pois não possuem áreas para lazer e atividades socioculturais. 

O objetivo do projeto é que 100 (cem) pessoas sejam atendidas no esporte e ter acompanhamento de sua vida escolar. Serão atendidas as pessoas moradoras em Santa Maria e Cidades Satélites do Distrito Federal, não impedindo que demais interessados possam ser atendidos pelo projeto.

Para que a criança seja aceita no projeto, a mesma (ou o responsável) deverá apresentar a declaração de escolaridade e o boletim escolar para que seja realizado um acompanhamento. Este o mesmo é feito bimestralmente, se verificado que o aluno não está com um bom desenvolvimento escolar será oferecido reforço nas matérias em dificuldade com professores voluntários.

O resultado a ser alcançado é de que as crianças e os adolescentes e adultos que estejam inseridos no projeto possam ter um bom desempenho escolar e familiar ter o esporte como atividade de formação social e mantê-los longe das drogas, pois formulamos diversos meios de propagar a prevenção ás drogas, através de palestras, folders, teatros e relatos de histórias de vida.

A Rede de atendimento as famílias na cidade de Santa Maria-DF, é precária, pois não consegue abranger a toda a população que necessita de uma atuação educativa e preventiva.

Estratégia de Divulgação

A comunidade já sabe do trabalho do instituto, e nossas atividades são divulgadas através do Conselho Tutelar, panfletos, carros de som, banners, redes sociais e das famílias já beneficiadas pelos projetos do instituto.